Se você acha que Inteligência Artificial é coisa de filme de ficção científica, tome cuidado, pois esla está mais presenta na sua vida do que você supõe.
A Inteligência Artificial (IA) teve inicio após a Segunda Guerra Mundial, envolvendo diversos pesquisadores e cientistas como Hebert A., John Mc Carthy, Allen Newell e Marvin Minsk.
O intuito sempre foi colocar inteligência nas máquinas e torná-las capazes de interagir e tomar decisões, assim como nós humanos.
Poderíamos falar muito sobre o assunto, mas o que pretendo trazer para a sua reflexão, é a Inteligência Artificial aplicada na comunicação. A neurociência e o neuromarketing 'dão o tom'. Estas disciplinas mostram os padrões de comportamento do ser humano e seus hábitos de consumo. Quando combinamos estes padrões estudados às ferramentas que utilizam IA, temos a combinação perfeita, que vai desde um atendimento virtual, à modernos sistemas de Business Intelligence (BI) que estruturam dados de comportamento para pesquisa e análise.
Tá confuso, explico melhor. Por exemplo: O Netflix é uma plataforma que faz isto com 'maestria'. Tudo que vc usuário, faz na plataforma é monitorado. Desde os títulos de sua preferência, até as pausas que fez no seu filme ou séria, os trechos que reviu, o número de vezes que acessou, o horário que acessou e muito mais...
Com estas informações analisadas sob o prisma da neurociência e do neuromarketing , temos a combinação perfeita pra que seja sugerido o consumo de conteúdo, de acordo com seus gostos e perfis, sem que você ao menos perceba.
O CHATBOTs também são um exemplo muito bom. Eles simulam diálogos e direcionam o cliente para a área em que o mesmo deseja. É claro que é preciso critérios bem estruturados para fazer isto, pois a ideia é qualificar e facilitar o atendimento e não irritar o cliente;
De qualquer forma, este movimento só tende a amentar e devemos utilizá-lo a nosso favor. Se quiser saber mais sobre CHATBOTs e interação com clientes, bate um papo conosco. Teremos muito prazer em ajudá-lo.
Grande Abraço.
Reinaldo Silvestre
MULTIPLA Experience
Commentaires